concluídos ou em desenvolvimento
Projetos de Pesquisa
Research Projects
O ensino farmacêutico no Brasil do século XIX
Pharmacy education in 19th century Brazil
Resumo: Dando continuidade à minha pesquisa de doutorado sobre a institucionalização da farmácia no Brasil do século XIX, este projeto visa inventariar a literatura farmacêutica disponível à instrução dos estudantes e dos profissionais da farmácia no país, desde a criação da cadeira de medicina clínica, teórica e prática na Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, em 1809, à fundação da primeira Faculdade de Farmácia, em 1891. A intenção é mapear os personagens (pessoas e escritos) que fundaram o ensino de farmácia no Brasil, ou pelo menos, que lançaram as bases para que a farmácia se fixasse como uma prática e um saber regulamentado e legítimo no rol das atividades curativas no território brasileiro, e constituir um catálogo, provisoriamente intitulado Guia bibliográfico para a história do ensino de farmácia no Brasil do século XIX, com uma breve análise sobre tais escritos, destacando os autores e os conteúdos. Trata-se, portanto, de reunir e analisar obras importadas ou impressas pela tipografia nacional e artigos de periódicos científicos e comerciais publicados no Brasil, que abordaram tanto as matérias dos cursos de farmácia quanto o ensino e a atividade farmacêutica em si. Em outras palavras, a pesquisa aqui proposta esquadrinhará as linhas de ensino e de investigação dos estudos farmacêuticos, cujo principal objetivo foi, sem dúvida, oferecer uma formação específica e diferenciada aos envolvidos com a arte de formular, a fim de estabelecer e consolidar uma autoridade farmacêutica.
Financiamento: FAPESP 2022/06767-0
Situação: em andamento (01 de novembro de 2022 a 31 de outubro de 2026)
A farmácia no Brasil e a literatura médico-farmacêutica portuguesa (séculos XVIII e XIX)
Pharmacy in Brazil and Portuguese medical-pharmaceutical literature (18th and 19th centuries)
Resumo: Como desdobramento de um dos aspectos da pesquisa de pós-doutorado O ensino farmacêutico no Brasil do século XIX (nº 2022/06767-0), este estágio de pesquisa no exterior tem como proposta examinar a literatura portuguesa médico-farmacêutica que foi utilizada pelos estudantes de farmácia no Brasil, principalmente até meados do século XIX. A ideia, pois, é investigar esse conjunto documental, que se encontra sob a guarda de instituições portuguesas, e elaborar pequenos textos sobre os seus conteúdos e seus autores, a fim de empregar tais informações no Guia bibliográfico para a história do ensino de farmácia no Brasil do século XIX – principal produto da mencionada pesquisa de pós-doutorado. Dito de outro modo, a intenção é consultar as obras de autores portugueses que também concorreram com a instrução dos farmacêuticos no Brasil nessa época.
Financiamento: BEPE-FAPESP (2023/02477-0)
Situação: Finalizado (01 de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024)
Entre medicamentos símplices, preparados e compostos: a institucionalização da farmácia no Brasil oitocentista
Between simples, prepared, and compound medicines: the institutionalization of pharmacy in nineteenth-century Brazil.
Resumo: No Brasil do século XIX, a partir da transladação da Corte em 1808 e as consequentes modificações empreendidas no cotidiano da então sociedade colonial, tornaram-se constantes, em uma série de escritos produzidos neste tempo, orientações dirigidas à atividade farmacêutica. Em textos legislativos, teses médicas, catálogos e manuais de remédios e doenças, farmacopeias, periódicos científicos e folhas comerciais, por exemplo, as menções ao profissional da farmácia e aos medicamentos gradativamente se fizeram mais e mais presentes e oferecem diversos indícios sobre o que era considerado legítimo e essencial à instrução e à regularização dos farmacêuticos, bem como à feitura e à venda de remédios. O propósito desta pesquisa é, portanto, analisar como surgiu a figura do farmacêutico, cujas bases de instrução e exercício não eram mais respaldadas apenas pelos saberes práticos, e quais foram os principais fármacos, o que eles curavam, como eram fabricados e comercializados e como as descobertas científicas, especialmente no âmbito da química, possibilitaram novas matérias-primas e contribuíram para que se fixasse um novo modo dos brasileiros tratarem das moléstias. Partindo dessa variada documentação, produzida, sobretudo, entre 1808 e 1891, ou seja, da instalação das primeiras escolas de cirurgia até a criação da primeira Faculdade de Farmácia em território brasileiro, o presente estudo tem como principal objetivo realizar uma história da institucionalização da farmácia no Brasil no Oitocentos.
Financiamento: CAPES
Situação: Finalizado (10 de fevereiro de 2017 a 11 de junho de 2021)
